Psicóloga da Red Canids Corinthians conta experiência de ser ‘técnica por um dia’ no CBLoL

Psicóloga da Red Canids Corinthians conta experiência de ser ‘técnica por um dia’ no CBLoL

 

Alessandra Dutra foi a primeira mulher a pisar no palco do CBLoL com uma equipe Riot Games

Rodrigo Guerra e Daniela Rigon                                                               19, Fev 2018

Um pouco sem querer, a Red Canids Corinthians quebrou paradigmas no Campeonato Brasileiro de League of Legends ao colocar a primeira mulher no palco da competição neste domingo (18).

 

Psicóloga da equipe há mais de um ano e meio, Alessandra Dutra assumiu o papel de técnica para substituir Lee “Icarus” In-cheol e Ram “Brokenshard” Djemal, dispensados após a terceira rodada da competição. Deu certo, e a Matilha saiu com uma vitória por 2 a 0 e mais três pontos na tabela.

Em conversa com o ESPN Esports Brasil após a série vitoriosa, Alessandra revelou que se sentiu muito bem no palco do CBLoL. “Foi incrível, foi um presente que eles [os jogadores] me deram”, afirmou a psicóloga.

 

Coordenadora do Departamento de Preparação Mental do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Alessandra também reconhece a importância de sua presença no palco. Além de elogiar sua equipe pela quebra de paradigma, a psicóloga acredita que seu papel na situação foi além de apenas ajudar os jogadores.

“Acho que meu papel ali não foi somente para os jogadores, mas também foi um papel social, de aproximar as mulheres do universo do CBLoL e diminuir um pouco essa distância de gênero que existe”, explicou Alessandra. “Quero ver uma treinadora de fato, um dia”.

 

Apesar do sucesso, a preparadora mental afirmou que sua presença no palco não está confirmada para as próximas semanas. “A cada jogo é pensado uma estratégia, então não temos ideia se isso vai continuar ou não”, disse. “Eles sentiram a necessidade dessa semana ser assim, o que não significa que vai ser sempre assim, ou que não vá acontecer outras vezes. Analisaram que para esse jogo seria interessante ter esse movimento”.

 

CRESCIMENTO E COMUNICAÇÃO

 

Durante a entrevista, Alessandra também comentou sobre os problemas que assolam a Red Canids Corinthians no momento. Segundo a psicóloga, a equipe definitivamente melhorou de duas semanas para cá e vai melhorar ainda mais.

“Eu acredito que a Red é uma equipe de desempenho. Ela precisa sempre aumentar esse desempenho, em qualquer aspecto que seja – mecânico, mental, os dois juntos. Então, se é uma equipe de desempenho, precisamos sempre trabalhar nesse aumento”, apontou ela.

Sobre os problemas de comunicação, Alessandra revela que isso é constantemente sinalizado pela comissão técnica e está sendo trabalhado com firmeza.

“Uma coisa muito boa é que trabalhamos as decisões e conversamos muito sobre as necessidades da equipe”, explica. “A comunicação é realmente um fato muito grande que influencia isso, então todo acabam se esforçando muito pra poder dar conta dessa questão. Trazer uma tradutora para facilitar e acelerar o processo de aumento de desempenho, fazer com que essa pessoa seja parte da equipe, fazer com que os jogadores se esforcem usando outros mecanismos para se tornarem mais comunicativos. Isso tudo vai agregando valor para que essa comunicação seja a mais perfeita possível”.

 

FUTURO DA COMISSÃO TÉCNICA

 

Vicenzzo Mandetta, manager da Red Canids Corinthians, também conversou com o ESPN Esports Brasil após a vitória da equipe neste domingo. Segundo ele, a decisão de dispensar Icarus e Brokenshard não foi precipitada pois os dois não estavam tendo um desempenho bom com a equipe.

 

“Como falamos em nosso anúncio, o desempenho dos treinadores no nosso dia a dia na GH não estava sendo o melhor possível. Estávamos vendo várias falhas, e isso refletia nos jogos”, apontou Vicenzzo. “Nos confrontos que tivemos contra a CNB e ProGaming, ganhamos, mas foi aos trancos e barrancos, mais pela habilidade dos jogadores do que por estratégia. Com a derrota pra Kabum, isso ficou muito evidente. Não tínhamos um acompanhamento dos nossos técnicos, e a melhor opção foi dispensar os dois”.

 

O manager aproveitou a oportunidade para elogiar os jogadores, a quem deu todo o mérito da vitória. “Nessas duas semanas os jogadores treinaram muito. Eles mostraram uma maturidade absurda e reconheceram que o time não estava na mesma página. Vi jogadores discutindo draft e estratégia até 1h, 2h da manhã, então o mérito total é deles”, revelou. “Se continuarmos com esse empenho, com essa união dos jogadores em prol de melhorar, somos um grande candidato ao título do CBLoL”. Vicenzzo também elogiou Alessandra e afirmou que a escolha de colocar a psicóloga no palco foi “natural”. “Ela com certeza é a melhor psicóloga no esporte eletrônico hoje. Ela é muito boa no que ela faz, e justamente por conhecer os meninos e ter essa mentalidade vencedora, a escolha por ela foi natural”, disse.

Entretanto, o manager garante que a Red Canids Corinthians está buscando por um novo técnico e que o escolhido deve ser anunciado até o final da semana. “Estamos observando alguns nomes. Algum que vá atender a nossa necessidade, atender a essa mistura de culturas que temos na casa. Até o final da semana devemos anunciar esse nome”, afirmou Vicenzzo.

 

Em segundo lugar na tabela com nove pontos, a Red Canids Corinthians enfrenta justamente a equipe que está empatada com ela – a Vivo Keyd – no próximo sábado (24), pela quinta rodada do CBLoL.

Comente